Upcycling não é a mesma coisa que reciclagem, na verdade é algo como uma evolução (que surgiu em 1990, se tornando mais conhecido em 2002) em cima do conceito de reaproveitamento, da continuidade do ciclo de vida do produto. Um não invalida o outro e ambos têm como objetivo a sustentabilidade do planeta.

A Garbags é uma empresa portuguesa dedicada a olhar os desperdícios de forma diferente. Os produtos da Garbags são feitos a partir de resíduos das mais diferentes procedências,  desde embalagens de café, de alimentos para animais, de leite, batatas fritas, sumo, escovas de dentes, revistas …O rol continua sendo o denominador comum destes materiais a sua resistência, durabilidade e não biodegradabilidade. A reciclagem destes materiais implica, ainda assim, um grande consumo de água e energia pelo que a empresa viu aqui um grande potencial de upcycling, isto é um processo de conversão de desperdícios em novos produtos de maior valor acrescentado.

A Garbags utiliza assim estes materiais como matéria-prima fazendo-os renascer em carteiras, malas, calçados e outros produtos.

Atualmente indicam ter já reutilizado cerca de 165 000 embalagens que de outra forma teriam de ser recicladas ou, pior, depositados em aterro.

Com parcerias com algumas empresas que lhes doam os seus resíduos de embalagens a Garbags trabalha ainda na sensibilização ambiental convidando as pessoas a doar embalagens usadas em troca de descontos, preços exclusivos e eco-vales.

Fontes:  https://medium.com/

http://eco.nomia.pt/pt

https://www.garbags.eu/