O Ministério do Meio Ambiente (MMA) realizou em 25/07 reunião para acompanhar as ações implementadas no contexto do Programa de Revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, também conhecido como Plano Novo Chico. Participaram do encontro representantes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Agência Nacional de Águas (ANA), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e o Serviço Florestal Brasileiro (SFB).

Segundo o secretário de Recursos Hídricos e Qualidade Ambiental do MMA, Jair Tannús, a reunião abordou a execução das ações do MMA no Plano Novo Chico e o planejamento para os próximos 12 meses. O secretário destacou as oportunidades de integração do Programa à Política Nacional de Meio Ambiente e à Política Nacional de Recursos Hídricos, tendo a bacia hidrográfica como unidade de planejamento e gestão.

FISCALIZAÇÃO

As ações de fiscalização preventiva integrada realizadas na Bacia do Rio São Francisco foram apresentadas pelo Ibama, além do levantamento das barragens e do mapeamento do desmatamento da região. “É preciso uma ação integrada que envolva diversos órgãos federais, estaduais e municipais em uma força tarefa para o combate e a prevenção aos ilícitos ambientais que direta e indiretamente afetam a Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco”, destacou o coordenador-geral de Fiscalização do Ibama, René Oliveira .

Também foram apresentados os avanços da elaboração do Macrozoneamento Ecológico Econômico da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, as ações de fiscalização ambiental do Ibama, as capacitações de gestores municipais realizadas pelo MMA e as ações de monitoramento realizadas pela ANA.

 

Fonte MMA