O “Programa para a Conservação do Lobo-Guará”, conduzido pelo CENAP/ICMBio e Instituto Pró-Carnívoros, acumula 13 anos de pesquisas e ações práticas direcionadas à conservação do lobo-guará na região da Serra da Canastra, interior de MG. As ações em andamento estão vinculadas a propostas diretas de pesquisa, mitigação de impactos, educação ambiental, aumento e disseminação do conhecimento sobre a espécie e a melhora da relação da comunidade com o lobo.

Para promover melhoras na convivência com os lobos, foi desenvolvido dentro desse programa, o Projeto Sou Amigo do Lobo. O projeto busca informar e envolver toda a sociedade, não só os moradores da Serra da Canastra, na conservação da espécie. A partir dos resultados positivos permite-se comprovar que a convivência pacífica com a fauna é possível. Em consequência dessa aceitação vem o mais importante: proteger a vida do lobo-guará e manter o Cerrado como fonte de biodiversidade.

Segundo os condutores do projeto, “Esta orfã de lobo-guará foi trazida para nós devido à experiência com a espécie e principalmente à excelente relação construída entre a comunidade rural da Serra da Canastra e o lobo-guará. Nosso objetivo com esse projeto é desenvolver um modelo a ser replicado para preparação e soltura de filhotes orfãos. Desejamos que as instituições que recebem filhotes de lobo-guará resgatados, possam usar as técnicas desenvolvidas por este projeto. Anualmente diversos lobos-guarás vivem histórias como a dessa lobinha. Com a disseminação de informações geradas pelo projeto, desejamos implantar uma nova política de cuidados com filhotes, possibilitando uma vida livre em seu habitat, e assim promover melhores condições de existência para a espécie.”

 

Para conhecer um pouco mais sobre este caso e ajudar no projeto. clique no link abaixo:

https://www.kickante.com.br/campanhas/sou-amigo-do-lobo-salvando-os-lobos-guaras