A Wlabs criou uma campanha de financiamento coletivo para lançar um produto diferente das geladeiras, micro-ondas e máquinas de lavar pelas quais a marca ficou conhecida no mercado. Trata-se de Zera Food Recycler.
Concebido para a cozinha, o Zera promete reduzir o lixo orgânico em dois terços (levando em conta um volume de 3,5 kg por semana) de seu montante original por meio de um processo totalmente automatizado. O resultado é um fertilizante pronto para uso feito ao longo de 24 horas – ele pode ser utilizado em diversos tipos de jardins (recomenda-se o uso externo). Em outras palavras, é um tipo de composteira automática.

Funcionamento

Zera utiliza oxigênio, umidade, calor e agitação mecânica para acelerar a decomposição de uma semana de resíduos orgânicos alimentares em 24 horas. A empresa fornece um aditivo, com base em bicarbonato de sódio e fibra de coco (sem química nociva) para facilitar a decomposição acelerada. Desse modo, há diferenças com relação à compostagem tradicional. No Zera, é possível inserir resíduos de carne e de laticínios (deve-se evitar pedaços grandes de ossos), o processo de transformação do lixo orgânico em composto é muito mais rápido e há automação – o usuário não precisa regular umidade, calor, aeração ou se preocupar com insetos indesejados. Outra diferença com relação à compostagem comum é que o composto resultante do Zera é seco.

Por enquanto somente é vendido nos Estados Unidos