Material traz metodologia de trabalho e informações sobre a fauna silvestre da região

Produzido pela Triunfo Concebra e com responsabilidade técnica da Natturis Consultoria e Assessoria Ambiental, o Guia de Campo para Identificação de Animais Silvestres nas BRs 060, 153 e 262 é uma ferramenta elaborada no âmbito do Programa de Monitoramento de Atropelamento de Fauna destas rodovias, com intuito de auxiliar os inspetores de tráfego na identificação destes animais.

O Guia consiste ainda em informações sobre os animais silvestres da região, que auxilia o inspetor na identificação da espécie atropelada.

Foram produzidos e distribuídos 150 guias. O material ensina o passo a passo a ser realizado quando é encontrado um animal atropelado na pista, auxilia na identificação das espécies, retirada e destinação das carcaças.  Porém, todas estas informações são reavaliadas por especialista que, com base nos registros fotográficos, confirma as espécies citadas/identificadas.

capa Guia de Fauna (2)

Guia de Campo para Identificação de Animais
Silvestres  nas BRs 060, 153 e 262

 

De acordo com a bióloga Maria Dolores Domit, integrante da equipe que elaborou o material, as informações de fauna atropelada são importantes indicadores da biodiversidade local. “Estes dados podem ajudar na avaliação do grau de conservação local, na elaboração de medidas mitigadoras e no estabelecimento de áreas prioritárias para a proteção da fauna ao longo do empreendimento em que trabalhamos”, informou.