17
out

Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Tupé realizará festival em homenagem ao sauim-de-coleira

Uma das seis integrantes da Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Tupé (AM), a Comunidade Julião realizará o 1º Festival do Sauim-de-Coleira nos dias 20 e 21/10. O evento tem por finalidade chamar a atenção para a importância da conservação da espécie, que na comunidade é símbolo ecológico e dá nome a uma trilha de roteiro turístico.

Serão 2 dias com diversas atividades socioeducativas e ambientais. O festival faz alusão à comemoração pela data instituída em homenagem ao sauim-de-coleira, mascote da cidade. No âmbito rural, se encontra a maior mancha contínua de floresta onde o animal tem possibilidade mais significativa de preservação.

A programação do festival contará com torneios de futebol (masculino e feminino), minicurso sobre turismo de natureza, barracas com comidas típicas, oficinas de desenho e capoeira, passeio ciclístico e o Cine Pipoca.

O evento é organizado pela própria comunidade – que reconhece o animal como um símbolo da área -, na zona rural do município, no mesmo ano em que foi criada a Área de Proteção Ambiental Sauim de Manaus (AM), visando a conservação da espécie na área urbana de Manaus.

*Com informações da Semmas

Fonte: Wikiparques